Formulário de Candidatura

Passo 1 de 4: Termo de Inscrição

Caro Colega Médico,

As condições de ingresso e permanência no corpo de associados da UNIMED PORTO ALEGRE podem ser encontradas no Estatuto Social (acesse aqui) e no Regimento Interno aprovado pelo Conselho de Administração em 26/11/2013 (acesse aqui). As informações constantes neste Termo são apenas uma síntese das principais condições de ingresso, e não dispensam a prévia leitura do Estatuto e do Regimento Interno.

A convocação dos candidatos inscritos dependerá da existência de espaço profissional e econômico para o ingresso de novos sócios, e será decidida pelo Conselho de Administração, levando em consideração critérios técnicos, geográficos e de especialidade, assim como o âmbito e as áreas de atuação da Cooperativa e a demanda dos cooperados. Sendo assim, a aceitação deste Termo e a submissão do formulário de candidatura não garante o direito de ingressar na UNIMED.

Aceitação das condições de ingresso e submissão às regras do processo de associação

Ao aceitar este Termo e submeter o seu formulário de candidatura, você estará concordando com todas as condições de ingresso e submetendo-se às regras do processo de associação.

A submissão do seu formulário de candidatura implica, desde logo, o cumprimento das seguintes obrigações, sob pena de rejeição da candidatura ou exclusão do processo de associação:

  • Comprovar a veracidade de todas as informações constantes no seu formulário de candidatura e apresentar todos os documentos comprobatórios que venham a ser solicitados pela UNIMED, em qualquer etapa do processo de associação;
  • Declarar e comprovar, sob sua pessoal responsabilidade, não ter sido sujeito a pena por infração disciplinar grave e não ter sofrido pena de exclusão, seja pela UNIMED Porto Alegre ou por qualquer uma das demais integrantes do Sistema Unimed;
  • Manter atualizados os dados pessoais e profissionais constantes no seu formulário de candidatura, uma vez que a UNIMED não será responsável pela busca ou atualização daqueles dados e deles se valerá para toda e qualquer comunicação com você;
  • Realizar, previamente ao seu ingresso na UNIMED, o Curso de Preparação para Novos Cooperados;
  • Subscrever e integralizar o capital social necessário ao ingresso na UNIMED, se e quando a sua candidatura for aceita, e após o cumprimento de todas as condições legais, estatutárias e regimentais ao efetivo ingresso.

Convocação e modalidades de ingresso

A convocação dos candidatos inscritos cujas candidaturas tenham sido validadas e homologadas far-se-á para ingresso regular ou para ingresso em caráter excepcional.

  • O ingresso em caráter regular far-se-á por simples ordem de inscrição.
  • O ingresso em caráter excepcional far-se-á por ordem de inscrição dentre os candidatos de determinada especialidade que cumpram condições especiais de ingresso e permanência a serem definidas por aprovação do Conselho de Administração e divulgadas quando da convocação.

Validação e homologação da candidatura

A sua candidatura deverá ser validada e homologada administrativamente após a sua convocação, e terá a sua validade condicionada à comprovação documental da veracidade das informações constantes no formulário de candidatura e ao cumprimento de todas as normas legais, estatutárias e regimentais pertinentes.

Curso de Preparação para Novos Cooperados

Após a validação e homologação da sua candidatura, e a comprovação do cumprimento de todas as condições legais, estatutárias e regimentais para o prosseguimento do seu processo de associação, você será convidado a frequentar o Curso de Preparação para Novos Cooperados.

Só será considerado apto a prosseguir no processo de associação o candidato que obtiver a aprovação no Curso de Preparação para Novos Cooperados.

Aprovação do ingresso

O seu ingresso na UNIMED será submetido à aprovação pelo Conselho de Administração, mediante cumprimento de todas as condições legais, estatutárias e regimentais ao ingresso na sociedade, incluindo, mas não apenas, a assunção de obrigações especiais, se você tiver sido convocado para ingresso em caráter excepcional.

Estágio probatório

Após o seu ingresso na UNIMED, você será submetido a um estágio probatório, pelo prazo de 2 (dois) anos, nos termos do Estatuto Social e do Regimento Interno.

Se, após a realização do estágio probatório, você obtiver a avaliação suficiente e continuar a cumprir todas as condições legais, estatutárias e regimentais ao ingresso e permanência na Cooperativa, você passará à condição de sócio efetivo, sem prejuízo da obrigação de cumprir as condições especiais de ingresso e permanência a que ainda estiver sujeito, se houver ingressado na Cooperativa em caráter excepcional.

Alteração das condições de ingresso e das regras do processo de associação

Ao aceitar o presente Termo, você declara ter pleno conhecimento e aceitar que as condições de ingresso e as regras do processo de associação poderão ser revistos e alterados a qualquer momento, ainda que de forma restritiva, impossibilitando o candidato de reclamar ou requerer, em qualquer tempo ou lugar, obrigação de manutenção das regras vigentes na oportunidade deste aceite ou eventual indenização por supostos danos.

Declaração de correção e veracidade

Ao submeter a sua candidatura, você estará declarando que todos os dados e informações constantes no seu formulário de candidatura são corretos e verdadeiros. A inconsistência ou falsidade de quaisquer dados ou informações implicará a rejeição da sua candidatura ou a sua exclusão do processo de associação.

Declaração de aceitação

Ao aceitar o presente Termo, você estará declarando que leu, compreendeu e aceitou as condições aqui estabelecidas e as condições de ingresso e permanência constantes no Estatuto Social e no Regimento Interno vigentes, submetendo-se àquelas condições e às alterações que venham a ser implementadas pela UNIMED.